Cirurgia de hérnia discal cervical
O Que é?
De uma forma sumária a cirurgia da hérnia discal está indicada quando o tratamento conservador não foi bem-sucedido e/ou quando existe défice neurológico (défice de força, alteração de sensibilidade, alteração de reflexos) associado.
A abordagem anterior da coluna é via de eleição para o tratamento da hérnia discal cervical.
O Que Saber acerca da Cirurgia de hérnia discal cervical?
A intervenção cirúrgica é feita com anestesia geral e com uma abordagem anterior da coluna cervical.
É feita uma pequena incisão na pele na região cervical anterior, dissecam-se os planos de forma a atingir a face anterior dos corpos vertebrais.
Depois de localizado o espaço a intervencionar, é removido o disco intervertebral na sua totalidade e os fragmentos discais que estão extrusados para dentro do canal raquidiano e que são responsáveis pelo compromisso neurológico.
Sempre que necessário podem também ser removidas as saliências ósseas da parte posterior dos pratos vertebrais (osteófitos) e que estão a comprimir as estruturas nervosas.
A preencher o espaço do disco removido é colocado um espaçador (“cage”). Como complemento da fusão intervertebral as “cages” podem ser aparafusadas ou pode ser colocada uma placa de fixação intervertebral anterior.
Neste tipo de intervenção o internamento é habitualmente de 24 horas.
O uso de colar cervical deve ser discutido caso a caso com o cirurgião.
O período médio de recuperação para retorno à vida ativa depende da atividade laboral de cada paciente, mas geralmente é de 45-60 dias.
Para além do alívio do compromisso neurológico (dor cervical e dor irradiada para os membros superiores) a curto prazo, o objetivo da cirurgia é a fusão óssea intervertebral que deverá ocorrer entre os 6 e os 9 meses após a intervenção.
Prótese de disco cervical
A outra alternativa para preencher o espaço do disco removido será a colocação de uma prótese discal que permite a preservação do movimento entre as vértebras.
O uso de prótese discal cervical deve ser criterioso para ser bem sucedido e para diminuir complicações associadas ao procedimento.
As vantagens da prótese discal são a promoção de uma recuperação mais rápida e a redução da probabilidade do desgaste degenerativo dos espaços discais contíguos. Neste tipo de intervenção o internamento é geralmente de 24horas, não é necessário o uso de colar cervical e o período médio de recuperação para retorno à vida ativa é de 30 dias.
Complicações das abordagens anteriores:
A taxa de complicações de cirurgia de hérnia discal cervical é extremamente baixa. A mais frequente é a dificuldade em engolir durante alguns dias. Mais raramente pode ocorrer disfonia transitória por lesão no nervo recorrente laríngeo. Muito raramente podem ocorrer lesões vasculares (artéria carótida e veia jugular), lesões do esófago, disfonia permanente por seção do nervo recorrente laríngeo, lesão dural com fístula de líquor e contusão medular ou radicular.