Cirurgia de Coluna Navegada por Computador
O Que é?
A cirurgia navegada de coluna consiste num sistema avançado de computação que combina métodos de imagem – raio X / TAC com sistemas operativos que vão referenciar e localizar os pontos anatómicos a abordar durante uma cirurgia em tempo real.
Semelhante a um Sistema de Posicionamento Global (GPS) de automóvel ou móvel, os sistemas de orientação de imagem avaliam continuamente os pontos da anatomia e exibem num monitor de computador na sala de operações antes, durante e após a cirurgia, ajudando a orientar o cirurgião por referencias importantes durante o procedimento.
Durante muitos anos, a navegação intraoperatória foi usada principalmente para a colocação do parafuso pedicular. Agora, com o desenvolvimento tecnológico e aumento da confiança dos cirurgiões na navegação muitos outros procedimentos são realizados com apoio de navegação, incluindo ressecção cirúrgica de tumores da coluna vertebral, casos de infecção, procedimentos de revisão em que a anatomia está muito alterada e casos de deformidades severas com anatomia também muito distorcida. Nestes procedimentos a navegação permite aumentar a acurácia tanto na colocação de implantes como na remoção dos tecidos pretendidos.
As plataformas de navegação podem diminuir grande parte da exposição à radiação nociva sobretudo em cirurgias minimamente invasivas (MIS) às quais o paciente, cirurgião e restante elementos da sala operatória estão grandemente sujeitos.
No final do procedimento e antes do encerramento dos tecidos é possível realizar uma nova imagem (Rx com reconstrução 3D ou TAC intra-operatória) e assim verificar se o procedimento foi corretamente executado conforme o planeado.
Ao longo dos anos tem aumentado as publicações na literatura que atestam a utilidade da cirurgia navegada da coluna bem como a sua segurança e o futuro da cirurgia de coluna passará com certeza por uma maior difusão da cirurgia navegada de coluna.