spine-unit-porto-logo-azul



Infiltração de coluna / radiofrequência de coluna

reabilitacao pós operatória
radiofrequência de coluna2

O Que é?

A dor de coluna, sobretudo a nível cervical e lombar, é algo muitas vezes complexo pois nem sempre é claro qual o motivo e origem da dor. Assim as infiltrações da coluna vertebral são usadas de duas maneiras. Primeiro, as infiltrações podem ser realizados para diagnosticar a fonte de dor nas costas, pernas, pescoço ou braço (diagnóstico). Segundo, injeções na coluna vertebral podem ser usadas como tratamento para aliviar a dor (terapêutica).

A maioria das infiltrações da coluna vertebral são realizadas como parte de um programa de tratamento mais abrangente. O tratamento simultâneo quase sempre inclui um programa de exercícios e fisioterapia para melhorar ou manter a mobilidade da coluna vertebral (exercícios de alongamento) e estabilidade (exercícios de fortalecimento).

Procedimento

As infiltrações da coluna vertebral são realizadas sob orientação de raio-x, chamada fluoroscopia. Isso confirma a colocação correta do medicamento e melhora a segurança.

Para fazer isso, um contraste líquido (visível no Rx) é injetado antes do medicamento. Se o contraste não fluir no local correto, a agulha é reposicionada até que o fluxo correto seja obtido.

Tipos de Infiltrações

Infiltrações epidurais e foraminais

As injeções peridurais são usadas para tratar a dor que começa na coluna e irradia para um braço ou perna. A dor no braço ou nas pernas geralmente ocorre quando um nervo está inflamado ou comprimido (“nervo comprimido”).

As infiltrações peridurais envolvem a injeção de um anestésico e / ou um medicamento anti-inflamatório, como um corticoide (cortisona), próximo ao nervo afetado. A agulha é colocada no “espaço epidural”, localizado fora da membrana que protege a medula espinhal. Nas infiltrações foraminais a agulha é colocada a nível do forâmen (orifício onde sai a raiz nervosa).

Se a dor é completamente ou quase completamente aliviada, a raiz nervosa onde foi feita a infiltração é muito provável é a principal causa dos sintomas da dor. Se houver pouco alívio da dor, existe provavelmente outra fonte de dor.

Infiltração de coluna

Infiltrações facetarias / radiofrequência

As infiltrações nas facetas das articulares também podem ser feitas por razões de diagnóstico e terapêuticas.

Estes tipos de infiltrações são colocadas dentro e ao redor das articulações das facetas, que são as pequenas articulações localizadas entre cada vértebra na parte de trás da coluna vertebral. As infiltrações nas facetas das articulações são frequentemente usadas quando a dor é causada por condições degenerativas / artrose

Para fins de diagnóstico, as facetas articulares vertebrais podem ser infiltradas de duas formas: infiltrando o anestésico diretamente na articulação ou anestesiando os nervos que transportam os sinais de dor para fora da articulação (ramos mediais do nervo).

Se a maior parte da dor é aliviada com anestésico na articulação, uma infiltração terapêutica de um corticoide pode proporcionar alívio duradouro da dor cervical ou da dor lombar.

Se as infiltrações anestésicas indicarem que o nervo (ramo medial) é a fonte da dor, o próximo passo é bloquear os sinais da dor de forma mais permanente. Isso é feito através da ablação por radiofrequência danificando os nervos que fornecem à articulação a sensação de dor.

Infiltração de coluna2
radiofrequência de coluna

Infiltração da articulação sacroilíaca

As infiltrações da articulação sacroilíaca (articulação SI) são semelhantes às infiltrações facetarias. As articulações SI estão localizadas entre os ossos sacro e ílio (pélvico).

Demonstrou-se que os problemas nas articulações SI causam com frequência dor na região lombar, na nádega e na perna e muitas vezes é de difícil resolução.

A articulação SI também pode ser infiltrada para fins diagnósticos e terapêuticos. Anestesiar a articulação do SI por infiltração sob orientação de raio-x é considerado o “gold-standard” para o diagnóstico de dor nas articulações SI. Uma infiltração de diagnóstico da articulação sacroilíaca com anestésico deve diminuir acentuadamente a dor.

Uma infiltração terapêutica normalmente inclui um medicamento corticoide, com o objetivo de proporcionar um alívio mais longo da dor.

Nas articulações sacro-ilíacas com prova diagnóstica positiva também pode ser realizada a radiofrequência com intuito de fazer a destruição do nervo sensitivo da articulação.

radiofrequência de coluna2

Complicações

Procedimentos de infiltração da coluna vertebral são geralmente procedimentos seguros. As raras complicações que ocorrem, geralmente são leves e autolimitadas.

Os riscos de infiltrações na coluna vertebral incluem:

  • Hemorragia
  • Infeção
  • Lesão nervosa
  • Aracnoidite
  • Paralisia
  • Necrose avascular
  • Dor de cabeça
  • Fraqueza muscular
  • Aumento da dor

 

Os efeitos colaterais comuns dos corticóides incluem:

  • Rubor facial
  • Aumento do apetite
  • Irregularidades menstruais
  • Náuseas
  • Diarreia
  • Aumento de glicemia (açúcar no sangue)

 

Algumas pessoas não são boas candidatas a infiltrações na coluna vertebral. A saber:

  • Infeção da pele no local da punção com agulha
  • Distúrbio de coagulação
  • Hipertensão não controlada ou diabetes não controlada
  • Alergia ao contraste, anestésicos ou corticoides.